segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Augusto Carlos na ACRENARMO



Viveu a sua infância em Moçambique, rodeado de uma natureza alegre, intensa, colorida e por vezes assustadora. Desde cedo conviveu com pessoas de diversas cores e culturas, que o enchiam de curiosidade.

Em 2000, com a idade de 45 anos e uma vida de histórias e reflexões sobre as pessoas e o mundo, inicia-se na escrita.

A escrita de Augusto Carlos está alicerçada na memória de um país imenso, estando sempre presente a necessidade questionar e de compreender o mundo que rodea: a natureza, as relações humanas, o Homem, Deus e a sua obra.

Aos poucos e poucos, a opinião pública vai tomando contacto com a sua mensagem e, sobretudo, questionando uma série de vivências e reflexões, qual gota no oceano de melhorar a sociedade adormecida em que vivemos.

Autor de “Contos da Natureza”, "O Cântico dos Melros” ou “O Flamingo da Asa Quebrada”, entre outros títulos), partilha a experiência de vida e filosófica de um cidadão luso-moçambicano e do mundo, nascido em 1955 em Gaza, engenheiro e empresário por profissão e escritor por devoção.


A Natureza por protagonista

Através de uma linguagem simples, com a genuinidade que caracteriza a obra de Augusto Carlos, os leitores são convidados a partilhar das sábias reflexões de uma flor de castanheiro e a aprender com quantos fios se tece uma teia. São pequenos contos, repletos de sonho, de procura, de magia, que reflectem um maior amadurecimento na escrita incisiva de Augusto Carlos, um estudioso de Filosofia, próximo do Budismo, seguidor do pensamento templário, fã de Agostinho da Silva e nome ascendente na chamada «literatura de testemunho» em Portugal e na Diáspora.

São mensagens escritas a apelar a uma Humanidade mais igual, fraterna e livre, em que o amor e a solidariedade sejam a norma e não a penosa excepção. Um livro fundamental para debatermos com os nossos filhos. Para voltarmos a falar do mais profundo que existe em nós, do planeta que nos rodeia e, com a simplicidade e a verdade do aprendiz, de que forma podemos melhorar a realidade.

Agora, vai à Sede da Acrenarmo mostrar um pouco de si e da sua escrita numa conversa informal com os leitores.

Sem comentários: